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A Casa da Tróia. Primeira parte

Desenho original de Castelão para a capa de La casa de la Troya.  © by www.lacasadelatroya.gal
Na década de 1870, já as orquestras de cordofones galegas estavam em funcionamento, por isso ao Lugin chegar à Galiza para estudar a carreira de Direito, tanto a formação da Tuna quanto o costume popular das serenatas eram práticas habituais na sociedade galega.

A Tuna Compostelana no século XIX

Foto de Castelão nos tempos da Tuna Compostelana © 200 by Acuña
A investigação histórica sobre a guitarra deixa-nos aqui um exemplo de como a pesquisa musical é capaz de ilustrar processos sociais e políticos como, neste caso, a evolução do pensamento galeguista.Daí que seja imprescindível analisar e entender no seu contexto o papel da Casa da Tróia em favor da história da guitarra e da Galiza.

Guitarristas da Galiza na emigração (1)

Escudo do Centro Galego da Havana, 1879 © Dominio público / Wikipedia
O presente artigo oferece um repasso pelas notícias que recolhemos de guitarristas que tocaram nalgumas Casas da Galiza e outras associações de gentes galegas em Cuba, Argentina, Brasil e Uruguai, sedes dos primeiros Centros Galegos.

Lais da Bretanha galego-portugueses

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Neste disco Manseliña apresenta cinco lais anónimos enlaçados às cantigas medievais de Afonso o Sábio, Estevão da Guarda, Gonçalo Anes do Vinhal e Dom Dinis.

Além de Canuto Berea: Outras lojas de música galegas

Eugenia Osterberger, «Le Rouet de Grand'Maman» © Dominio público
Neste artigo veremos outras iniciativas de edição musical e venda de instrumentos além de Canuto Berea que existiram na Galiza durante o século XIX e primeira metade do XX.

A música para guitarra no Arquivo Canuto Berea (2)

Blas Infante com a filha María Ángeles © 2023 by Blog Universo Andalucista
As diferenças entre os documentos e o relato dominante na música espanhola precisam de análise demorada e abrangente da qual agora apontaremos alguns aspetos ligados à Galiza.Machado Álvarez tinha anunciado em 1881 a relação entre a música popular galega e a dos ciganos da Andaluzia, no seu trabalho auroral sobre o cante flamenco, como ele o denominou: a "Colección de cantes flamencos".

Fallece el compositor Rogelio Groba

Rogelio Groba © Festival Groba
El compositor gallego Rogelio Groba falleció el pasado 31 de diciembre, a los 92 años de edad, en su domicilio de A Coruña.El autor deja un enorme catálogo musical en el que abordó todos los géneros y un inmenso legado pedagógico en toda la comunidad gallega como profesor de varias generaciones de compositores, como promotor de los conservatorios gallegos y de instituciones como la Sinfónica de Galicia.

Albert Recasens recupera obras inéditas de José de Baquedano, maestro de capilla de la Catedral de Santiago

Portada del disco © EEMM
El investigador del ICS de la Universidad de Navarra y director del conjunto La Grande Chapelle ha editado un CD con piezas vocales destacadas del autor tras realizar un estudio musicológico exhaustivo

O misterioso guitarrista Francisco Baltar

A farmácia dos Baltar em Padrão © by Mundiario.com
A barcarola El Canto del Marino anunciou-se à venda em 16 de março de 1842 (Boletín Bibliográfico Español y Estrangero, 1842, p.91).Vendia-se no armazém de Carrafa junto com outras onze peças para voz e guitarra ou piano, recolhidas no que devia ser um belo livro de pequenas dimensões, intitulado Álbum Lírico ó Coleccion de doce canciones jocosas y sérias con acompañamiento de piano ó guitarra, compuestas por varios profesores.

Guitarra galega e argentina: Um elo comum em Rianjo

Mulheres rianjeiras © by Coleção de Xosé Pérez. Concelho de Rianjo.
No Fundo Local de Música do Concello de Rianjo é mantida a pegada das relações galaico-argentinas surgidas pela forte emigração.No fim do século XIX o fundo oferece, entre mais elementos, a descoberta de um professor de guitarra e compositor desconhecido, Agustín Gómez, ativo em Buenos Aires, graças à mediação do seu aluno, o rianjeiro e guitarrista, Andrés Pérez García.
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