Buscador

O fundo guitarrístico de Javier Pintos Fonseca (4). As partituras

Sonatas de Beethoven sobre o piano da casa de Samieira © Arquivo do Museu de Ponte Vedra
Fica por aqui a relação de amizades, ligações, obras e vida musical de Javier Pintos Fonseca, um dos nossos guitarristas e intelectuais mais completos e prolíficos, cuja influência na Ponte Vedra foi fulcral e o grande motor da vida musical da cidade.

Clara Schumann,una pianista proteica

Clara Schumann Studies © 2021 by Cambridge University Press
Clara Schumann Studies no pretende analizar a Schumann-Wieck según el paradigma del "gran compositor masculino", que está siendo sustituido gradualmente por una comprensión más diversa de la creatividad musical.

A guitarra «española» e o seu efeito na Galiza (4)

Corcubião, Concerto no jardim  © 1921 by Romero / Jano Lamas
Na guitarra do século XX há um elemento que experimenta um desenvolvimento linear, sem contrastes, progressivo e in crescendo, que começa no último terço do século XIX e cuja cimeira é atingida nas últimas décadas do século XX.

A virtuosa bandurrista Miss Zaida na Galiza (1884-1902) (2)

Método de Mandolina de "Andrés" © Coleção do Liceu Fernando Blanco de Cee.
Miss Zaida e Asensio acompanhariam a primeira projeção do cinematógrafo na Ponte Vedra, Vigo e Tui nos meses de abril e maio de 1897, num dos momentos de máxima promoção e fama de Miss Zaida, que contribuía assim para o desenvolvimento do cinema galego (El Diario de Pontevedra;

A guitarra galega contada aos galegos e às galegas

Guitarra Galega © 2021 by Através Editora
Uma história familiar cheia de música e guitarra galega, os estudos oficiais no conservatório sem guitarra galega, a historiografia confusa da Spanish guitar entre o dream anglófono e a ensoñación espanhola, a certeza de que a história própria estava esquecida e o relato por construir, foram os ingredientes principais da grande pergunta que a autora procurou responder: Porquê não sabemos nada da guitarra e d@s guitarristas galeg@s?
Francia
18/02/2013

Plaisir d’amour, plaisir d’un jour

Opéra Comique.Ciboulette.Libreto de Robert de Flers y Francis de Croisset, música de R.Hahn (Théâtre des Variétés, París, 7 de abril de 1923).Puesta en escena: Michel Fau.Escenografía: Bernard Fau y Citronelle Fay.

Cécile Chaminade. Un viaje musical a la Francia de la Belle Époque

Con un catálogo que ronda las cuatrocientas composiciones publicadas, Chaminade marcó un hito, no sólo en la Historia de la Música sino también en la Historia de las Mujeres, al ser una de las primeras compositoras en alcanzar fama mundial.

Bartók sólo hay uno, y el Takács su profeta

---
Sala Joaquín Turina del Centro Cultural El Monte.Ultimo concierto del Ciclo de Música de Cámara 2002-2003 de la Fundación El Monte.Integral de los cuartetos de cuerda de Béla Bartók, 2º concierto.Obras: I.- Cuarteto nº 2, op.

Un tal Strauss, en su pueblo

A Naxos Musical Journey.STRAUSS, WALTZES UND POLKAS.'Wiener Blut', Waltzer, 'Küntstlerleben', Waltzer, op.316 y 'Perpetuum Mobile', op.257, Slovak Radio Symphony Orchestra, Ondrej Lenárd, director.'Frühlingsstimer', Waltzer, op.
Publicidad