Buscador

A guitarra «española» e o seu efeito na Galiza (3)

Disco «La guitarra española», de Narciso Yepes © 1964 by Zafiro
É no último terço do século XX quando se produz o cúmulo da promoção espanhola, principalmente através da indústria discográfica.A evolução e desenvolvimento da expressão guitarra española por esta indústria, desde a década de 1970, é notável e supera com muito todas as anteriores manifestações que, se bem abundantes, em comparação dão a impressão de pingas ao longo da maior parte de décadas do século XX.

A guitarra «española» e o seu efeito na Galiza (2)

Pedro Fernandes de Castro, VII Conde de Lemos © by Dominio Público / Wikipedia
A ideia iberista que Machado Álvarez tinha da cultura peninsular não chegou a concretizar-se.A ideia historicamente ganhadora foi a construção da Espanha, dentro do possível, como Estado ao estilo francês, uniformizador e centralista, que provocou um processo interno de espanholização e de construção de símbolos identificadores.

Rafael Serrallet, de gira por Nueva Zelanda y Australia

Por primera vez en su carrera, el guitarrista valenciano Rafael Serrallet se presentará en Australia y Nueva Zelanda en una gira de conciertos que se iniciará el 9 de agosto.Serrallet visitará las ciudades de Auckland y Christchurch en Nueva Zelanda y de Melburne y Brisbane en Australia.

Música y danza en el Diario de Madrid (1758-1808)

Esta publicación presenta, por primera vez de forma generalizada y sistemática, los frutos de la búsqueda exhaustiva de documentos relacionados con la música y la danza publicados en el Diario de Madrid en los primeros cincuenta años de su historia.1 Cubre, pues, el periodo desde la fundación del periódico en 1758, hasta la invasión napoleónica de España en 1808.

Su fragancia se pierde y es despreciada

La Seguidilla Galante.Canciones líricas 1800-1830.Pilar Jurado, soprano.Axivil Goyesco.Felipe Sánchez Mascuñano, director.Salvador Castro : "No creas en ofertas".Narciso Paz: "Manchegas" y "Seguidillas Instrumentales".
Publicidad